Saiba proteger sua empresa do novo vírus que desviou transações de clientes de 60 bancos

Publicado em 15 de fevereiro de 2024
Contábeis

Foi detectado um novo vírus com táticas avançadas de computação, capaz de roubar informações financeiras confidenciais de mais de 60 instituições financeiras em atividade no Brasil por meio de um malware criado por criminosos.

Assim que o malware é instalado em celulares, computadores ou notebooks, o vírus passa a monitorar o acesso das vítimas a sites bancários específicos e, quando o site é acessado, o vírus consegue desviar transferências para contas de criminosos.

Além de fazer transações indevidas, o vírus é capaz de tirar prints das telas dos usuários, sem nenhum tipo de pista aos afetados, com o objetivo de ter acesso a informações privadas das pessoas, tais como datas de nascimento, senhas de login ou chaves de acesso.

 

Os criminosos, ao usar estratégias elaboradas para evitar a detecção, instalam o programa nos aparelhos das vítimas.

Segundo informações da Kaspersky, empresa especialista em cibersegurança e que detectou o novo vírus, foram identificadas que cerca de 90% das infecções vêm do Brasil, causando um grande impacto na cibersegurança financeira.

A empresa explica que o falso site usa uma linguagem de programação moderna e multiplataforma, como carregador para a etapa final do processo de infecção.

Como proteger sua empresa?

 

A fim de proteger a empresa contra o novo malware financeiro, especialista em cibersegurança recomendam:

 

  1. Fornecer treinamento de conscientização sobre cibersegurança aos funcionários responsáveis pela contabilidade;
  2. Habilitar uma política de Negação Padrão para perfis de usuários críticos, principalmente em departamentos financeiros;
  3. Instalar atualizações e patches mais recentes para todos os softwares utilizados.
Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias